|
Currículo da Instituição
Ao longo dos anos as educadoras deste JI têm feito um esforço conjunto no sentido de implementar um projeto educativo e um currículo, que correspondesse às suas convicções. Era, e é pretendido que exista um currículo que tenha em consideração as características do desenvolvimento infantil, os conhecimentos básicos das várias disciplinas, os valores da cultura, da comunidade, os desejos dos pais e os conhecimentos que as crianças necessitam para funcionar com competência na nossa sociedade. Estes factos levaram a que a coordenação optasse no início do ano letivo de 2005/2006 por adotar um currículo preexistente, nomeadamente, o currículo High-Scope. ![]() Este currículo baseia-se no princípio da Aprendizagem pela Ação pelo que, todo o projeto visa promover, incentivar e respeitar as crianças enquanto elementos ativos e fundamentais e, os adultos como elementos apoiantes e reflexivos em todos os momentos. Ao longo destes anos conseguimos chegar a um modelo curricular que engloba as Orientações Curriculares do Ministério da Educação e os princípios definidos pelo Currículo High-Scope, de forma completar e harmoniosa. ![]() |